As esponjinhas de maquiagem foram se tornando mais e mais famosas e usadas com o passar do tempo, tudo começou lá na febre da Beauty Blender e agora temos diversas esponjinhas disponíveis por aí no mercado que são de ótima qualidade, de vários formatos e tamanhos para nos ajudar a aplicar nossa maquiagem. É um acessório multiuso, que vale para vários produtos diferentes, além de dar um acabamento bem mais natural do que os pincéis, mas por ser uma esponjinha, ela absorve as substâncias que ela entra em contato e por isso a gente precisa ter bastante cuidado para que ela não prejudique a nossa pele!
Como cuidar da sua esponja de maquiagem
Onde guardar a minha esponjinha de maquiagem?
A dica é que elas sejam sempre guardadas em ambientes arejados e abertos, elas não secam com muita facilidade (principalmente se a gente conta com aquela ajudinha da água para que ela não absorva muito produto) e por entrar em contato com nosso rosto, ela tem uma concentração maior de bactérias que podem levá-la a mofar com muita facilidade. Então deixe em um lugar bem arejado, nada de usar e guardar direto na gaveta, ok?
Como lavar a minha esponja de maquiagem?
Existem receitas e tutoriais mirabolantes tentando tornar “mais fácil” a limpeza deste acessório. Mas o básico já é o suficiente: água fria e um shampoo neutro, mergulhe a esponja na água, para ela ficar bem úmida, aplique o shampoo e aperte suavemente na água corrente até que ela esteja limpinha! Pode ir repetindo o processo. Porém, não é recomendável que você as esfregue em algum lugar ou torça. Isso porque a chance de danificar a parte externa delas desta forma é altíssima.
Com que frequência devo lavar minha esponjinha?
A frequência pode variar de acordo com a quantidade de uso que você faz da sua esponja. O super ideal mesmo seria lavá-la a cada uso. Porque ela pode acumular várias células do nosso rosto, bactérias e os nossos resíduos de oleosidade, poluição, e por aí vai. E ninguém quer ficar passando esse tipo de coisa na pele tão bem cuidadinha, né?! Mas a limpeza diária pode diminuir a vida útil da esponjinha, então neste caso é importante que não lave diariamente, se você faz um uso regular do acessório, mas também não passe muito tempo sem lavá-lo. Tente manter uma frequência ao menos de 15 em 15 dias.
Depois de quanto tempo eu devo trocar minha esponja de maquiagem?
Você deve observar a aparência da sua esponjinha, se ela estiver com os poros muito abertos, com partes ressecadas, desgastada ou começando a rachar, é sinal que você precisa trocá-la com urgência! Mas caso nada disso apareça, também é necessário ser cuidadoso, porque ela pode estar acumulando fungos na parte interna dela. Então o recomendável é trocar numa frequência de 3 a 4 meses.
E por aí, vocês são #teamesponjinha ou #teampincel? Gostaram das dicas? Comenta aqui embaixo!