Você sabia que cada roupa precisa de cuidados especiais para se manter bonita, como se fosse nova, por muito tempo? Hoje eu vou te ensinar a cuidar e fazer sua roupa durar muito mais.
Antes de mais nada, vamos aos fatos:
1- Um dos maiores segredos para ter um guarda roupas duradouro e gastar menos com moda é: CUIDAR!
2- Os cuidados básicos não estão somente na hora da lavagem, escolhendo o melhor sabão ou ajustando a força da máquina.
3- Até mesmo o jeito que você dobra ou pendura as roupas pode fazer diferença no seu tempo de vida útil.
E como contra fatos não há argumentos, então vamos para as dicas!
O jeito que você lava pode fazer sua roupa durar muito mais
Roupas em geral são feitas de tecidos, que por sua vez, são feitos de fibras.
Cada fibra, seja ela sintética ou natural, tem a sua forma particular de preservação e por isso não se pode lavar ou cuidar de todas as roupas de uma só forma.
As indicações da composição de uma peça e recomendação da forma de lavar corretamente estará sempre nas etiquetas, como se a equipe de produção tivesse resumido tudo que você precisa saber em uma mini carta que sempre estará presa à própria roupa, pro caso de você esquecer.
Esse é o guia que você deve tomar para higienizar as peças sem causar estragos à sua estrutura.
Lavar à mão, na máquina, com ou sem adição de alvejantes, no saquinho protetor… tudo isso pode ser variável.
Dobrar ou pendurar? Eis a questão!
Existem dois tipos de peças: as peças que você deve dobrar e as peças que você deve pendurar, mas como saber qual é cada um deles?
As peças dos tecidos chamados planos, como por exemplo as peças de alfaiataria, que geralmente não esticam, podem ser penduradas em cabides.
Além de não ceder à gravidade, essas peças apresentam mais volume e também ocupariam bastante espaço em uma gaveta.
Já as peças de tecidos como malhas e o tricô são peças que esticam facilmente e cedem à gravidade.
Ou seja, isso significa que essas peças penduradas em cabides, ao longo do tempo ficariam deformadas, distorcidas e com um aspecto esticado.
Por isso, sempre separe as peças que vão para a sua arara e as que devem ficar dobradas nas gavetas.
O ambiente pode prolongar a vida útil da roupa
O lugar onde as suas roupas estão guardadas também faz parte dos cuidados com a manutenção, por isso o seu guarda roupas deve estar sempre limpo e bem arejado.
É importante mantê-lo longe de mofo, fungos e bactérias, que além de danificar a fibra do tecido, podem trazer doenças para você.
A organização também conta, afinal, se está tudo amontoado, você tem mais chances de prender o zíper de uma peça a outra, enganchar um botão na hora de encontrar o que vai vestir hoje, ou danificar as peças de alguma outra forma.
Essas são as dicas de ouro para manter os cuidados em dia e fazer uma roupa durar muito mais, mas eu tenho uma dica extra:
Se você deseja ter boas peças por muito tempo, precisa priorizar os bons tecidos desde o momento da compra.
Faça escolhas inteligentes, pensando no seu estilo, na qualidade da roupa e também no que já tem. Aposto que vai ajudar!
Tá na hora de enviar esse post para aquela amiga que precisa aprender a cuidar melhor das roupas. Copia o link e joga no grupo do zap pra ninguém perder mais nenhuma peça!
E aproveita para me seguir no Instagram @cindereladementira, por lá eu dou dicas de como cuidar, organizar e, claro, USAR MUITO as suas roupas.