moda

Como montar um guarda-roupa funcional

20 maio 2024 • por Ana Luiza • 0 Comentários

Um guarda-roupa funcional é uma coleção de roupas planejada de maneira a ser prática, versátil e adaptável às diversas necessidades e ocasiões do dia a dia. Esse tipo de guarda-roupa foca na qualidade das peças. Isso ao invés da quantidade. Ele também é composto por itens que podem ser facilmente combinados entre si. Isso permite a criação de múltiplos looks com um número limitado de peças.

Outra característica do guarda-roupa funcional é ser 100% personalizado de acordo com a pessoa que o tem. Ele deve ser projetado com peças de roupas que funcionem totalmente para seu corpo, seu estilo de vida, seu gosto e estilo pessoal… Não adianta padronizar dicas para toda mulher seguir pois ele é adaptável e mutável seguindo seu estilo de vida e pessoal. Uma médica, por exemplo, jamais terá o mesmo guarda-roupa funcional do que uma arquiteta. Uma professora, terá peças versáteis e funcionais diferentes de uma esteticista. Uma pessoa que mora na praia, com certeza usará como elementos do look peças diferentes do que uma pessoa que mora em um local montanhoso.

Reuni aqui embaixo alguns pontos principais para você conseguir montar o seu guarda-roupa versátil.

O que precisa ter em um guarda-roupa versátil:

  1. Versatilidade: Escolha peças que combinem de diversas maneiras, criando vários outfits diferentes. Cores neutras e clássicas são comuns, pois são mais fáceis de combinar.
  2. Qualidade sobre quantidade: Em vez de muitas roupas baratas e de baixa qualidade, um guarda-roupa funcional investe em peças de alta qualidade que duram mais tempo e mantêm sua aparência.
  3. Adequação ao estilo de vida:  Selecione roupas com base nas atividades e no ambiente do usuário, seja para o trabalho, lazer, eventos formais ou informais. Isso assegura que o usuário sempre tenha algo apropriado para cada ocasião.
  4. Peças atemporais: Inclui peças clássicas que não saem de moda rapidamente, como um blazer bem cortado, uma camisa branca, jeans de corte reto e um vestido preto básico.
  5. Facilidade de manutenção: Roupas que são fáceis de lavar, cuidar e guardar, tornando a vida cotidiana mais prática e eficiente.
  6. Conforto e adequação ao corpo: Escolha peças para serem confortáveis e favorecerem o tipo de corpo do usuário, aumentando a confiança e o bem-estar.

O conceito de um guarda-roupa funcional está intimamente ligado ao movimento de consumo consciente e à moda sustentável, promovendo a ideia de comprar menos, mas escolher melhor, contribuindo para um estilo de vida mais sustentável e eficiente. Para ter seu armário 100% adequado para suas necessidades, é preciso seguir alguns passos. Por isso, deixei esses passos citados abaixo.

Colocando em prática

Primeiramente, faça uma limpa de tudo que não usa mais, que não faz sentido para seu estilo pessoal e estilo de vida. Segundo, faça uma lista de peças que farão sentido você comprar. Não precisa ir direto para a primeira loja que encontrar e comprar tudo que vê pela frente. Opte por comprar mais assertivamente. Terceiro, leve em conta seu tamanho de corpo, seu estilo de vida e seu gosto pessoal ao comprar algo novo.

Faça essa reorganização por você, para que você se sinta melhor consigo mesma e com seu estilo pessoal.

Posts Anterior
Próximo Post