Não é difícil passear por alguns sites de moda e encontrar chamadas como “Peças que uma mulher gorda não pode usar”, “Truques que toda gorda deveria saber” ou até mesmo aquela ofensa disfarçada de dica amigável no meio do texto para te fazer engolir como verdade absoluta “como disfarçar a barriga”, “peças que engordam”, “como parecer mais magra” e por aí vai!
Nada mais chato e inconveniente que gente querendo cagar regra sobre o corpo alheio, não é mesmo? Já passou do tempo de entender que não é nada profissional, e nem mesmo saudável, viver em função de pensar estratégias para esconder determinados corpos e fazer da moda uma experiência traumatizante.
Para provar que todo corpo pode o que quiser, hoje eu vou entrar na contramão de tudo que você viu nas revistas durante muito tempo. Todas preparadas para saber de fato O QUE GORDA PODE USAR?
Vem comigo!
GORDA NÃO PODE USAR BRANCO?
A primeira regra sem noção usa (de forma desonesta, lógico) uma teoria realmente existente no estudo da imagem de moda. Você sabia que as cores claras e vibrantes se ampliam no nosso olhar?
Elas provocam a sensação de proximidade e por isso superfícies com essas características podem parecer maiores, diferente das cores mais opacas e escuras, que transmitem a ideia de distanciamento do olhar.
Sabendo disso, agora fica mais nítido de entender o que a vendedora quer dizer quando te oferece somente roupas pretas, ou quando alguém diz que cores escuras iriam te favorecer mais.
E eu te digo, gorda NÃO PODE usar cores claras e vibrantes se ela não quiser matar do coração quem acha que tem propriedade sobre o corpo dela, mas se quiser pode! 🤭
E ESTAMPA, GORDA NÃO PODE?
Existe uma vasta lista de estampas tidas como “infavoráveis” para mulheres gordas.
Desde o número mais próximo do padrão, até os tamanhos maiores, os fiscais de corpos alheios estão sempre aplicando a réguas do “chamativo demais” para oprimir os corpos gordos e as suas múltiplas possibilidades.
As estampas são elementos visuais que agregam informação ao corpo e chamam atenção por si só, mas para essas teorias, os nossos corpos devem passar despercebidos, por isso não seria compatível com tendências desse tipo.
E nossa resposta? MIX DE ESTAMPAS, que é pra não restar dúvida!
LINHAS HORIZONTAIS “ENGORDAM”
Por falar em estampas e padronagens, a mais “temida” certamente é a listra horizontal.
Além das listras, propriamente ditas, quaisquer recortes nessa direção parecem incomodar quem acredita que o corpo gordo deve estar limitado à tentativa de tentar parecer menor ou mais fino.
Quando uma padronagem, elemento (como o cinto) ou mesmo recorte direciona o nosso olhar no sentido horizontal, a ideia predominante é de largura e não comprimento, por isso vai de encontro à teoria de efeito visual que alonga e estica a silhueta.
Mas quem disse que emagrecer é o sonho encantado da vida de toda mulher com etiquetas além do 38?
MAIS JUSTA QUE MUITA “REGRA DE MODA”
“Mostrar a pele? Marcar a silhueta? Me vestir de mim? Parecer real? JAMAIS!”
É isso que eu escuto toda vez que alguém diz que roupa “não fica bem” de roupa curta ou juta.
A cultura do auto-ódio nos diz o que não fazer e quem não ser, pensando em um modelo de corpo que é moldado em práticas até mesmo adoecedoras e infelizes. Você não precisa parecer menor para caber em uma “regra” que te machuca.
Aqui vai uma listinha importantíssima com uma dica ideal para o corpo gordo: shortinho, mini saia, decote profundo, vestido curto e hot pants. Essas são peças que eu NÃO INDICO QUE VOCÊS USEM no inverno, tá? Mas no resto do ano tá mais que recomendado.
SE GORDA NÃO PODE USAR BIQUÍNI, EU JOGO FORA?
Por último, mas não menos importante, uma das mais clássicas e mais sem noção de todo o universo fashion: “Gorda não pode usar biquíni”. Gente do céu! O que eu devo fazer com a minha coleção belíssima de biquínis? Será que dá pra costurar e transformar em maiô só pra agradar quem não manda no meu corpo? 😱
Sabe a regrinha da roupa curta? Fiquei sabendo que essa é prima dela e não é à toa que ela é tão descartável quanto.
Gorda não só pode como DEVE usar biquíni, desfrutar e celebrar seu corpo na mais verdadeira tranquilidade de ser livre. Afinal, nós também merecemos!
Quanta regra insuportável! E isso significa dizer que moda não é pra você e que quanto mais você estiver distante desse universo tóxico, melhor? Calma aí, não é bem assim!
Eu sei que, por um lado, existe um desserviço que atua contra a nossa liberdade, capaz de oprimir os nossos corpos e gerar inseguranças gigantescas, mas também existe um mundo mágico que você talvez ainda não tenha descoberto.
Aproveitando que você chegou até aqui, deixa eu te contar uma novidade!
Em todos esses anos de trabalho com moda, aliei meus conhecimentos acadêmicos à minha vivência com meu corpo gordo para trazer dicas de moda para mulheres fora do padrão vigente. E agora isso tudo se transformou em um curso que vai te ensinar a se vestir de você mesma!
Nesse curso online eu explico de forma prática, simples e fácil tudo sobre a relação entre moda e autoestima, te ensino a descobrir seu estilo pessoal e qual seu tipo de corpo, a como usar as regras de moda a seu favor, como respeitar o código de vestimenta do espaço que você está sem perder o seu estilo pessoal e muito mais!