autoestima, Gastronomia, Uncategorized

5 dicas para uma alimentação saudável sem foco em emagrecimento

14 set 2020 • por Equipe Cinderela de Mentira • 6 Comentários

Hoje é dia de falar sobre alimentação saudável e os seus verdadeiros propósitos, além do emagrecimento.
Já parou para pensar que mudar os hábitos alimentares não necessariamente está relacionado à perda de peso?

Existe um padrão estético que dita, entre outras particularidades, quais as medidas um corpo deve ter para ser considerado bonito e essa busca excessiva por determinados números na balança pode acabar envolvendo assuntos sérios como uma boa alimentação e associando de forma irresponsável ao emagrecimento a qualquer custo.

No post de hoje, eu convidei a nutricionista Julia Criscoullo @nutriforadopadrao para provar que ter uma alimentação saudável está muito além desse tipo de prática.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Júlia Criscoullo Romano (@nutriforadopadrao) em

A Julia, conhecida como Nutri Fora do Padrão em suas redes sociais, é a convidada perfeita para esse assunto, porque ela entende que ter uma alimentação saudável é um direito de todos os corpos que se cuidam. É comer com prazer e cuidado pelo corpo que se tem, independente do seu tamanho.

“Comer quando tem fome e parar de comer quando a saciedade chega. Devemos também sentir prazer em comer e precisamos lembrar que comida também é uma forma de celebrar, todas as comemorações envolvem comida, comer também envolve afeto e comunhão.”, foi como a Julia descreveu uma boa relação com a comida.

Já parou para pensar nisso?

O PERIGOS DA DIETA SUPER RESTRITIVA

Uma boa alimentação não está necessariamente ligada ao emagrecimento. Sentir culpa ao comer não é algo saudável físico e psicologicamente, portanto já não faria sentido algum.

As dietas restritivas muitas vezes podem representar grandes riscos à saúde. “Não precisamos nos proibir de comer nada, até porque, restrição gera compulsão!”, confirmou a Nutri.

Existe uma confusão entre o que é saudável e o que se disfarça de saudável para impor limites ao seu corpo e comportamento, que pode até afastar os corpos gordos do autocuidado em relação à alimentação.

Mas a Julia veio para nos ajudar!
Ela vai deixar aqui cinco dicas para se alimentar de forma saudável sem foco no emagrecimento irresponsável e urgente.

nutri fora do padrão foto cinderela de mentira

DICAS PARA TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL SEM FOCAR EM UMA BUSCA EXCESSIVA PELO EMAGRECIMENTO

Aí vão algumas dicas de como se planejar para comer com mais variedade e ter uma alimentação mais saudável:

  1. Escolha quais alimentos você gostaria de incluir no seu dia a dia (comece aos poucos, escolha no máximo três).
  2.  Pesquise na internet receitas com esse alimento que escolheu (Por exemplo, pesquise por “receitas com espinafre”) e você terá inúmeras formas de colocar esse alimento no seu dia a dia.
  3. Anote as receitas que pretende fazer e faça sua lista de compras pensando nas preparações.
  4. Deixe os alimentos já lavados e de preferência já pré preparados para quando você for fazer.
  5. Se permita experimentar e quando estiver comendo, tire todas as suas distrações de perto para que você preste atenção somente no alimento e sinta o gosto da comida de verdade.

Incrível, não é? São dicas simples e capazes de mudar completamente a nossa relação com a comida.

Espero que esse post te ajude a entender melhor a sua alimentação e excluir qualquer tipo de culpa que possa existir. Afinal de contas, alimentação saudável também é autocuidado e nós merecemos.

Posts Anterior
Próximo Post