Hoje é dia de falar sobre alimentação saudável e os seus verdadeiros propósitos, além do emagrecimento.
Já parou para pensar que mudar os hábitos alimentares não necessariamente está relacionado à perda de peso?
Existe um padrão estético que dita, entre outras particularidades, quais as medidas um corpo deve ter para ser considerado bonito e essa busca excessiva por determinados números na balança pode acabar envolvendo assuntos sérios como uma boa alimentação e associando de forma irresponsável ao emagrecimento a qualquer custo.
No post de hoje, eu convidei a nutricionista Julia Criscoullo @nutriforadopadrao para provar que ter uma alimentação saudável está muito além desse tipo de prática.
Ver essa foto no Instagram
A Julia, conhecida como Nutri Fora do Padrão em suas redes sociais, é a convidada perfeita para esse assunto, porque ela entende que ter uma alimentação saudável é um direito de todos os corpos que se cuidam. É comer com prazer e cuidado pelo corpo que se tem, independente do seu tamanho.
“Comer quando tem fome e parar de comer quando a saciedade chega. Devemos também sentir prazer em comer e precisamos lembrar que comida também é uma forma de celebrar, todas as comemorações envolvem comida, comer também envolve afeto e comunhão.”, foi como a Julia descreveu uma boa relação com a comida.
Já parou para pensar nisso?
O PERIGOS DA DIETA SUPER RESTRITIVA
Uma boa alimentação não está necessariamente ligada ao emagrecimento. Sentir culpa ao comer não é algo saudável físico e psicologicamente, portanto já não faria sentido algum.
As dietas restritivas muitas vezes podem representar grandes riscos à saúde. “Não precisamos nos proibir de comer nada, até porque, restrição gera compulsão!”, confirmou a Nutri.
Existe uma confusão entre o que é saudável e o que se disfarça de saudável para impor limites ao seu corpo e comportamento, que pode até afastar os corpos gordos do autocuidado em relação à alimentação.
Mas a Julia veio para nos ajudar!
Ela vai deixar aqui cinco dicas para se alimentar de forma saudável sem foco no emagrecimento irresponsável e urgente.
DICAS PARA TER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL SEM FOCAR EM UMA BUSCA EXCESSIVA PELO EMAGRECIMENTO
Aí vão algumas dicas de como se planejar para comer com mais variedade e ter uma alimentação mais saudável:
- Escolha quais alimentos você gostaria de incluir no seu dia a dia (comece aos poucos, escolha no máximo três).
- Pesquise na internet receitas com esse alimento que escolheu (Por exemplo, pesquise por “receitas com espinafre”) e você terá inúmeras formas de colocar esse alimento no seu dia a dia.
- Anote as receitas que pretende fazer e faça sua lista de compras pensando nas preparações.
- Deixe os alimentos já lavados e de preferência já pré preparados para quando você for fazer.
- Se permita experimentar e quando estiver comendo, tire todas as suas distrações de perto para que você preste atenção somente no alimento e sinta o gosto da comida de verdade.
Incrível, não é? São dicas simples e capazes de mudar completamente a nossa relação com a comida.
Espero que esse post te ajude a entender melhor a sua alimentação e excluir qualquer tipo de culpa que possa existir. Afinal de contas, alimentação saudável também é autocuidado e nós merecemos.