Em sua 17ª edição a Minastchê traz para os mineiros a oportunidade de conhecer alguns destaques da cultura: italiana, polonesa, alemã e gaúcha
No período de 26 de abril a 05 de maio na Serraria Souza Pinto
Feira MINASTCHÊ volta à BH
Considerada uma das mais aguardadas e simpáticas feiras de BH, a Minastchê estará na Serraria Souza Pinto (Av. Assis Chateaubriand, 809 – Centro) mostrando para os mineiros um pedacinho da cultura gaúcha, italiana, polonesa e alemã. Em sua 17ª edição, a tradicional feira começa no dia 26 de abril (sexta-feira), às 18h. Este ano o evento conta com 100 expositores, e reunirá comerciantes de produtos tradicionais como queijos, vinhos, salames, erva-mate, e ainda novidades em moda, couro, artesanato e decoração. Ela acontece durante 10 dias, de segunda a sexta-feira, das 16h às 23h; sábados, domingos e feriados, das 12h às 23h.
Este ano a Feira MinasTchê apresenta COMO NOVIDADE INÉDITA EM BH
– Cultura Polonesa – Nesta edição, além das atrações gaúchas, alemãs e italianas, será apresentado pela primeira vez em BH, destaques da cultura polonesa, que também contribuiu para a colonização e para a cultural do Sul do Brasil, com o GRUPO FOLCLÓRICO POLONÊS WESOLY DOM de Araucária/PR.
Atualmente estima-se que haja entre 1,5 a 1,8 milhões de descendentes de polacos no país. O Brasil tem a terceira maior população de ascendência polonesa no mundo e a maior concentração de poloneses encontra-se no municio paranaense de São Mateus do Sul. Os municípios Gaúchos de Áurea e Guarani das Missões também possuem grande população Polonesa.
Atrações:
Eles vão apresentar nos dias 26, 27, 28, 29, 30 de abril e 01 de maio ( de Sexta a quarta-feira) as danças apresentadas são (O Rzeszów, Beskid, Kołomajka, Szot Madziar, Krakowiak).
Os mineiros poderão conhecer, com apresentações ao vivo, as lindas danças típicas polonesas e outras atrações como o Ognisko:
– A palavra Ognisko em Polonês significa fogo e é uma tradi¬ção muito antiga na Polônia. No passado, quando pastores e cam¬poneses iam manejar os animais, faziam fogueiras (Ognisko) para se aquecer e lá aproveitavam para assar linguiças em varas de ma¬deira ou bambú. Com o tempo virou tradição e passou a ser utiliza¬da para comemorar e agradecer as boas colheitas no final de cada ano agrícola, além de poder reunir amigos para conversar e se diver¬tir. Esta tradição permanece até os dias atuais, tão popular para os poloneses quanto para nós brasileiros realizar um churrasco quan¬do nos encontramos com os amigos e familiares nos finais de semana.
Também serão feitos ao vivo pratos como:
• BARSZCZ CZERWONY – Clássica e típica sopa de beterraba. Sabor intenso, cores vivas, é servida com creme azedo colocado por cima da sopa (SMIETANA). Acompanha um dos belos pães que eles fazem e vodka.
• KIELBASA – são as famosas salsichas polonesas. Eles têm uma variedade delas, feitas com todo tipo de carne: peru, boi, porco, bisão, sangue de porco… E vários temperos, ervas, pimentas…
• OBWARZANEK – Parece um pretzel. Geralmente polvilhado com sementes de papoula. Encontra-se em todo lugar. É o único alimento polonês que é protegido pela União Européia. Símbolo não oficial da Cracóvia.
Cultura:
Cultura Italiana – Grupo italiano “Polenteiros” – O grupo irá preparar a polenta em um grande tacho ao vivo e após finalizar irá realizar o famoso “tombo da polenta”. Logo após a polenta será servida para o público da feira. Apresentações acontece somente no 2º final de semana nos dias 03, 04 e 05 de maio.
Polenta é um alimento típico da culinária da Itália, mas já incorporada à culinária de vários outros países, como Argentina, Brasil e Uruguai. Sua base é a farinha de milho. Ela é produzida em grande quantidade, num enorme caldeirão, e as pessoas envolvidas vão cozinhando, dançando e cantando musicas Italianas. No final uma deliciosa polenta é distribuída para todos os presentes. O ‘tombo da polenta’ se dá quando ela, depois de um tempo de cozimento, se solta do caldeirão. Apresentação ocorre nos dias 20, 21 e 22 de Abril.
Festa Alemã – As festividades darão ênfases às comemorações da colonização alemã no sul do país. Haverá shows com o grupo Schmetterling Volkstranszgruppe de Juiz de Fora/MGAs apresentações do grupo alemão acontecem nos dias 04 e 05 de maio.
Cultura Gaucha – Além dos muitos estandes expondo e comercializando artesanato, moda e outros gaúchos, a Minastchê apresenta o Grupo Folclórico Gaúcho de Porto Alegre “Herdeiros Farropilha”. O grupo se apresentará durante os 10 dias do evento.
Os visitantes ainda poderão encontrar:
Cucas
Produzidas por descendentes de alemães há mais de 10 anos, as deliciosas cucas fizeram tanto sucesso nas últimas edições da MinasTchê, “Além das cucas doces e salgadas feitas diariamente, produzimos pães, biscoitos caseiros, vários tipos de doces, geleias, chimias”, diz Regina Schneider, expositora.
Queijos, salames e vinhos
Os queijos e vinhos encontrados na MinasTchê, são produzidos nas regiões mais tradicionais do Sul do país. Os visitantes da feira poderão adquirir queijos trufados, mozzarellas trançadas com e sem tempero, queijos frescais, defumados, salames, vinhos e sucos de uva para os mais diversos gostos.
Chocolates de Gramado
Expositores da feira desde suas primeiras edições, os Chocolates de Gramado têm diversas opções para quem quer desde uma simples barrinha de chocolate, até um café gourmet, com a qualidade das grandes chocolatarias do Sul.
Moda
Jaquetas, botas, bolsas e cintos em couro, chapéus, malharias, moda outono/inverno, calçados, bijuterias e semijoias, entre diversos produtos masculinos, femininos e infantis.
Utensílios domésticos
Por tratar-se de feira multisetorial, além dois produtos típicos, você poderá encontrar também facas (feitas artesanalmente no estado do Paraná e vendidas somente nas feiras), panelas e diversos itens para a cozinha, decoração, etc.
Praça de Alimentação
Neste local os visitantes poderão saborear o tradicional churrasco gaúcho, à moda fogo de chão, com cortes bovinos e ovinos, com opções de acompanhamentos como mandioca, arroz de carreteiro e feijão tropeiro. Os visitantes poderão curtir uma ótima programação cultural que irá acontecer todos os dias da MinasTchê.
Roda de Chimarrão
Será montada na Serraria Souza Pinto uma minicasa gaúcha onde todos interessados poderão participar da roda de chimarrão, degustar, aprender a fazer um legitimo mate e entender um pouco mais sobre esta bebida típica dos gaúchos.
Estúdio Gaúcho
Quem for visitar a MinasTchê este ano, poder tirar uma foto com trajes típicos no estúdio temático gaúcho que será montado durante o evento e compartilhar com os amigos através das redes sociais.
Espaço Bier Tchê
A cerveja artesanal está cada vez mais popular. Com opções para todos os gostos. Dos doces às mais amargas, a cerveja artesanal ganhou espaço. E a partir desse crescimento, paladares mais criteriosos, começaram a buscar recursos para a fabricação da sua própria cerveja. Este espaço é destinado aos apreciadores de cervejas artesanais, que poderão apreciar as marcas: CERVEJARIA BACKER; KRUG BIER; ALELUIA BIER; BRÄUER CERVEJARIA;
Serviço: MinasTchê
Data: 26 de abril a 5 de maio 2019
Local: Serraria Souza Pinto – Av. Assis Chateaubriand, 809 – Fone: 31 – 3292 2323
Hora: segunda a sexta-feira, das 16h às 23h / sábados, domingos e feriados, das 12h às 23h
Valor do ingresso na bilheteria da Serraria Souza Pinto: R$ 8,00 (preço promocional, meia entrada para todos)
Venda antecipada de ingressos: www.minastche.com.br
Facebook: Minastchebh – Instagram: minastchebh
Menores de 10 anos e maiores de 60 têm entrada gratuita mediante apresentação de documento.