Você sabe quais são os tipos de corpo? O que eu mais percebo ao observar os looks das pessoas no dia a dia, em festas, shoppings é que as pessoas parecem ter muita duvida em relação aos tipos de corpo e como valoriza-lo. É muito comum ver pessoas mais cheinhas usando roupas super coladas ou curtas para seu corpo assim como é comum ver pessoas magrinhas usando peças não ajustadas a seu corpo, o que deixa os looks desproporcionais e nada legais. Enfim, para conseguir construir um look legal, é interessante saber o seu tipo de corpo, e ai vão todos os tipos de corpo para que você veja qual se parece mais com o seu.
Tipos de corpo
Ampulheta:
Tipo de corpo: Neste tipo de corpo, os ombros e os quadris são da mesma largura. A cintura pode ser mais marcada (ampulheta maior) ou mais larguinha (ampulheta menor). Independente de ser mais marcada ou não, a cintura é o ponto mais “fino” do corpo em comparação as pernas, quadris e ombros. Geralmente, a pessoa com esse tipo de corpo, quando engorda é por inteiro, e continua com cintura.
O que valorizar: Como o ponto forte desse corpo é a cintura mais fina, é importante deixa-la mais marcada nas roupas para valorizar, e não ficar com a aparência de corpo reto e perder as curvas.
Como valorizar: Para criar um look harmônico e fashion use blusas e vestidos com pences na altura da cintura para realçar as curvas. Não é necessário usar roupas muito coladas para marcar a cintura, é só usar cintos por cima de casacos, por exemplo. Valorize suas pernas com calças com tecido de alfaiataria, com rica-de-giz e saias com bainha acima do joelho para alongar a silhueta. É bom usar a tática da alternância de peças, exemplo: se usar uma blusa mais justinha, coloque uma saia mais soltinha. Ou se for usar uma calça skinny, coloque uma batinha mais solta.
Nas famosas: Carolina Dieckmann, Halle Berry, Marilyn Monroe e Mónica Belluci.
Oval
Tipo de corpo: Na maioria das vezes, a mulher com esse tipo de corpo está acima do peso. Geralmente a medida do ombro e do quadril é igual mas a cintura é mais larga, ao contrario do corpo ampulheta. Tem uma grande tendencia de engordar na região das coxas e as vezes nos braços também, o que pode dificultar o uso de algumas peças mais “abertas”.
O que valorizar: O certo para esse tipo de corpo é chamar a atenção para os lugares mais finos do corpo, como pulsos, colo e tornozelos. Não é legal usar peças muito justas nesse tipo de corpo para não marcar as gordurinhas indesejadas, mas também não é legal usar uma blusa larga que nem um balão. O certo é criar uma nova silhueta com algum acessório ou com a própria blusa para afinar a cintura.
Como valorizar: Para alongar a silhueta, uma dica é usar cardigans ou jaquetas abertas que formam duas linhas verticais no meio do corpo. O decote “V” também é um ótimo aliado para alongar e valorizar o colo. O jeans ideal é o de cintura alta que disfarça as gordurinhas sem estragar a silhueta. Invista também em peças mais retas, não muito justas e principalmente, com tecido mais encorpado. As lavagens escuras valorizam também. E quem disse que não pode usar short? O modelo ideal são os mais escuros, com cós mais alto e estruturados. Aposte em shorts jeans que disfarçam a presença de possíveis celulites e outras marcas na pele.
Nas famosas: Queen Latifah, Oprah Winfrey e Lilia Cabral.
Pêra
Tipo de corpo: Também muito chamado de violão, esse é o corpo típico de mulher brasileira. Os ombros são mais estreitos e o quadril é bem avantajado. Cintura e braços são finos e bem desenhados, e os seios, de pequenos a médios. As coxas também são bem torneadas e grossas.
O que valorizar: É importante tentar harmonizar o tamanho dos braços e ombros com o tamanho do quadril, ou seja, chamar atenção para a parte superior do corpo. É importante valorizar os ombros para não deixar a sensação de que eles estão caídos ou pra baixo, dando ideia de uma má postura.
Como valorizar: Aposte sem medo em blusas com estampas chamativas, lenços, colares, tudo que chama atenção para a parte de cima do corpo. Dê preferência a calças e saias mais retas para disfarçar o tamanho dos quadris e coxas. Use mangas mais bufantes, que além de deixar o look romântico, servem para levantar os ombros e deixar o visual mais harmônico. Prefira saias e vestidos evasê, aqueles levemente soltinhos, para não marcar o quadril. As cores escuras também dão uma amenizada na parte inferior do corpo assim como as estampas na parte de cima dão um destaque. Aposte nas regatas para deixar os braços finos a mostra e dar um ar mais “seco” ao look.
Nas famosas: Juliana Paes, Camila Pitanga e Paola Oliveira.
Retângulo
Tipo de corpo: Os ombros, cintura e quadris se mantêm na mesma linha. Ou seja, geralmente a mulher tem o corpo mais magrinho e sem curvas. Não tem facilidade de ganhar peso e quando ganha, se distribui igualmente por todo corpo. Possui pernas e braços finos e pouco seio.
O que valorizar: O importante neste tipo de corpo é criar novas curvas, uma vez que ele é mais sequinho. É importante tirar o foco da cintura e levar para os pontos mais fortes como os braços e as pernas. Dar ilusão de formas mais curvilineas com decotes e formas nas roupas é necessário para manter a feminilidade.
Como valorizar: Valorize a região do colo usando decotes em “U” ou em “V”, destaque a cintura com cintos ou faixas para deixar a silhueta mais harmônica. Não se preocupe com as roupas para a parte de baixo. Aposte também em colares para levar os olhares ao colo e não à cintura. Blusas mais soltinhas também escondem a falta das curvas. Se necessário, aumente os quadris usando saias e vestidos evasê ou peças com bolsos volumosos nessa região. Explore de sua criatividade na hora de escolher as cores que compõe as peças. Você também pode abusar de peças com drapeados, babados, pregas, enfim. Tecidos mais fluidos, que são mais soltinhos e leves, dão impressão de silhueta mais delineada.
Nas famosas: Gabriela Duarte, Michelle Pfeiffer, Diane Kruger, Letícia Birkheuer e Michelle Pfeiffer.
Triângulo Invertido
Tipo de corpo: Geralmente possui pernas mais finas que os ombros. Os quadris são estreitos, a cintura é reta e os ombros são largos. Possuem os seios mais avantajados na maioria das vezes e pernas alongadas.
O que valorizar: É importante criar um efeito visual com as roupas de um ombro menor e pernas mais grossas, ou seja, o destaque deve estar todo nos quadris e pernas. Pra equilibrar essa silhueta o ideal é diminuir o peso visual na parte de cima do corpo, levar os olhos de quem vê pro centro do corpo (na altura da cintura) e aumentar a parte de baixo do corpo.
Como valorizar: Na parte de cima, como queremos diminuir, aposte em blusas com babados na parte de baixo e mais básica em cima, punhos mais amplos, anéis, pulseiras, braceletes, tudo que chame atenção para a região de baixo do corpo. Colares também são uma ótima opção para alongar a parte de cima e deixa-la mais suave. Vestidos evasê, com cores fortes também são ótimas opções para alargar a parte de baixo. Evite camisetas com corte nadador, que alargam ainda mais as costas, prefira as blusas mais fechadas na parte de cima. Roupas justas demais ou largas demais fazem quem tá vestindo parecer maior ainda. Por isso o caimento é importante. As calças devem ser sempre mais larguinhas para acrescentar volume ao visual.
Nas famosas: Mayana Moura Leandra Leal Priscila Fantin Lea Michele
E ai, curtiram esse tipo de post de tipos de corpo? Qual seu tipo de corpo e qual sua duvida sobre ele? Comente!