Viagem

O que fazer em Itapecerica MG

abril 26, 2017
O que fazer em Itapecerica MG

Quem acompanha o Cinderela há mais tempo sabe que coloquei como meta de 2017 viajar mais. Percebi que tenho vários destinos nacionais e internacionais que quero conhecer e resolvi colocar em prática esses desejos. Nada melhor do que conhecer outras cidades em nosso estado, não é?! Resolvi visitar Itapecerica, uma cidade incrível no interior de Minas Gerais. Hoje trago para vocês um mini guia sobre o que fazer em Itapecerica em um fim de semana com feriado prolongado, espero que gostem!

O que fazer em Itapecerica MG

o-que-fazer-em-itapecerica

A cidade de Itapecerica fica no interior de Minas Gerais, aproximadamente 180km de distância da capital mineira, fazendo divisa com as cidades de Formiga e Divinópolis. Chegamos na sexta-feira à noite na cidade e fomos direto para o centro, onde fica a praça principal, que possui um coreto maravilhoso. Tá ai algo que amo e valorizo em cidades do interior: o coreto. Lá também há dois chafarizes muito fofos e é um point de jovens e adultos na noite de Itapecerica.

Além de lindíssima, a praça conta com um arredor cheio de barzinhos e restaurantes maravilhosos! Junto com uma parte da turma, fui à um espetinho chamado Bem Bom, que fica na rua lateral da Praça, ao lado da famosa Cantina da Dodôra. Experimentei o famoso espeto de medalhão com carne de boi, uma iguaria desse local. Adorei os sabores e o atendimento do lugar, com certeza voltarei mais vezes por lá. A outra parte da turma visitou a Cantina da Dodôra, onde encontramos alguns clássicos da cozinha italiana como massas e parmegianas.

espeto-em-itapecerica

cantina-da-dodora-itapecerica

Na manhã seguinte, saímos bem cedo para o centro da cidade. Conheci a famosa Igreja Matriz de São Bento. Além de ser um lugar lindo, lá é ponto de encontro de festivais importantes da cidade, como o de Inverno, que é o maior evento artístico e ocorre anualmente na última semana de julho. Também visitamos algumas lojas próximas à rua da praça principal, além de uma segunda pracinha incrível, repleta de elementos históricos.

itapecerica-mg-cinderela-de-mentira itapecerica-mg

A cidade possui um berço cultural inigualável! Podemos citar como grandes e principais monumentos histórico-culturais:  seu centro urbano, onde ainda persiste o casario de estilo colonial, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, Igreja de Nossa Senhora das Mercês, Igreja de São Francisco e a Matriz de São Bento, obra mais imponente da cidade e local do palco principal do Festival de Inverno.

Confira mais posts de viagens.

A cultura, fé religiosa e seu talento artístico movem a economia da cidade. Algo importante de citar é que nessa época do ano as temperaturas variam bastante. Acordamos de manhã com um clima ameno, ameaçando chover. Próximo ao horário do almoço o calor estava dominando o pedaço, chegando à máxima de 29ºC. À noite, a temperatura caiu de vez, chegando à 17ºC. De acordo com a população, no período de inverno as temperaturas chegam à 10ºC.

O que fazer em Itapecerica itapecerica

Também passamos na famosa Soraia Quitandas, onde pude experimentar algumas delícias produzidas na cidade. Trouxe para casa uma rosca incrível, com cobertura de açucar e alguns biscoitos diferenciados. Vale à pena visitar, conhecer e se deliciar.

E ai, gostaram de saber mais sobre o que fazer em Itapecerica ? Já conhecem a cidade? Comentem abaixo o que acharam desse tipo de post!

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Postagens relacionadas

14 Comentários

  • Reply MARCIA GAMA abril 27, 2017 at 2:26 pm

    Amo essa Cidade. Muito linda e acolhedora principalmente que quando vou é em companhia de pessoas que amo muito. A Cantina da Dodôra é excelente, nunca comi macarrão igual. As quitandas da Soraia são especiais. Tudo aí é muito bonito e gostoso.

    • Ana Luiza Palhares
      Reply Ana Luiza Palhares abril 27, 2017 at 5:01 pm

      Eu também amo esse cantinho de Minas!

  • Reply Marlúcia abril 27, 2017 at 9:29 pm

    Olá Ana Luiza!
    Eu moro em Itapecerica, inclusive bem perto da Soraia Quitandas.
    Bom saber que você gostou.
    Volte em junho para o Festival de Gastronomia ou em julho para o Festival de Inverno.
    O de Gastronomia é mais durante o dia com muita comida boa!
    Vale a pena conferir!

    • Ana Luiza Palhares
      Reply Ana Luiza Palhares abril 27, 2017 at 9:34 pm

      Que delícia Marlúcia! Pode deixar que não perco por nada. No Festival de Inverno eu vou com certeza. Tomara que a gente se esbarre por lá!

  • Reply Weslley abril 27, 2017 at 10:37 pm

    Opa, que bom que gostou da minha terrinha querida.
    Outras dicas pra sua próxima visita, é conhecer a parte da natureza, ótimos hotéis fazenda e belíssimas vistas das Pedra Preta, Pedra do Pato, poucas cachoeiras, mas recomendo também a cachoeira da Olga.
    Parabéns pela publicação.

    • Ana Luiza Palhares
      Reply Ana Luiza Palhares abril 28, 2017 at 2:45 pm

      Muito obrigada pelas dicas, Weslley! Com certeza voltarei mais vezes para conhecer a parte da Natureza!

  • Reply Magali B.D. Moreira de Souza abril 28, 2017 at 12:39 am

    Você fez uma boa escolha. Minha cidade é singular. Ouvistes os sinos tocarem? Que melodia!Volte! A casa é sua.

    • Ana Luiza Palhares
      Reply Ana Luiza Palhares abril 28, 2017 at 2:46 pm

      Cidade singular mesmo, delícia! Voltarei com certeza!

  • Reply Denise mesquita abril 28, 2017 at 1:44 am

    Ana que delícia foi ler seu texto. Já imaginei alguém descrevendo Itapecerica mas com este olhar….. poxa foi emcionante. Como a cidade foi valorizada com seu texto. Volte mesmoda pq la é o melhor lugar de se viver

    • Ana Luiza Palhares
      Reply Ana Luiza Palhares abril 28, 2017 at 2:47 pm

      Muuuito obrigada pelo carinho, Denise! Fiquei muito feliz com seu comentário!

  • Reply Luis Fonseca abril 28, 2017 at 6:43 pm

    Meus pais nasceram em Ita, passei parte da Infância nas férias entre Ita e Divinópolis, passei alguns ” Carnavais” por lá. Com certeza é lá que estão minhas raízes, mas há muito não volto. Mas ler um texto desses com essas fotos nos faz reviver o local. Parabéns pela forma doce com que tratou em seu trabalho a terra de nossos pais. Obrigado

    • Ana Luiza Palhares
      Reply Ana Luiza Palhares abril 29, 2017 at 3:05 pm

      Muito obrigada, Luis! Fico muito feliz com seu feedback!

  • Reply Maísa Antônia S. Oliveira abril 29, 2017 at 3:55 pm

    Boa tarde Ana Luiza,
    Sou natural de Itapecerica mas, estou morando fora dá terrinha à 20 anos. Meus pais ainda residem em Ita. Sempre comento com amigos e conhecidos que Itapecerica, é uma cidade pequenina mas, muito aconchegante, de povo cortez e que sabe muito bem, como receber suas visitas. Amo Itapecerica mesmo não vivendo mais nesse pedacinho de Minas. Agradeço a visita à nossa Cidade das Rosas e parabéns pela excelente reportagem.

    • Ana Luiza Palhares
      Reply Ana Luiza Palhares abril 30, 2017 at 11:34 pm

      Fico muito feliz com seu comentário Maísa! Eu me encantei com essa cidade deliciosa. Todo mundo merece conhecer Itapecerica!

    Deixar resposta