Quem acompanha o Cinderela há mais tempo sabe que coloquei como meta de 2017 viajar mais. Percebi que tenho vários destinos nacionais e internacionais que quero conhecer e resolvi colocar em prática esses desejos. Nada melhor do que conhecer outras cidades em nosso estado, não é?! Resolvi visitar Itapecerica, uma cidade incrível no interior de Minas Gerais. Hoje trago para vocês um mini guia sobre o que fazer em Itapecerica em um fim de semana com feriado prolongado, espero que gostem!
O que fazer em Itapecerica MG
A cidade de Itapecerica fica no interior de Minas Gerais, aproximadamente 180km de distância da capital mineira, fazendo divisa com as cidades de Formiga e Divinópolis. Chegamos na sexta-feira à noite na cidade e fomos direto para o centro, onde fica a praça principal, que possui um coreto maravilhoso. Tá ai algo que amo e valorizo em cidades do interior: o coreto. Lá também há dois chafarizes muito fofos e é um point de jovens e adultos na noite de Itapecerica.
Além de lindíssima, a praça conta com um arredor cheio de barzinhos e restaurantes maravilhosos! Junto com uma parte da turma, fui à um espetinho chamado Bem Bom, que fica na rua lateral da Praça, ao lado da famosa Cantina da Dodôra. Experimentei o famoso espeto de medalhão com carne de boi, uma iguaria desse local. Adorei os sabores e o atendimento do lugar, com certeza voltarei mais vezes por lá. A outra parte da turma visitou a Cantina da Dodôra, onde encontramos alguns clássicos da cozinha italiana como massas e parmegianas.
Na manhã seguinte, saímos bem cedo para o centro da cidade. Conheci a famosa Igreja Matriz de São Bento. Além de ser um lugar lindo, lá é ponto de encontro de festivais importantes da cidade, como o de Inverno, que é o maior evento artístico e ocorre anualmente na última semana de julho. Também visitamos algumas lojas próximas à rua da praça principal, além de uma segunda pracinha incrível, repleta de elementos históricos.
A cidade possui um berço cultural inigualável! Podemos citar como grandes e principais monumentos histórico-culturais: seu centro urbano, onde ainda persiste o casario de estilo colonial, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, Igreja de Nossa Senhora das Mercês, Igreja de São Francisco e a Matriz de São Bento, obra mais imponente da cidade e local do palco principal do Festival de Inverno.
Confira mais posts de viagens.
A cultura, fé religiosa e seu talento artístico movem a economia da cidade. Algo importante de citar é que nessa época do ano as temperaturas variam bastante. Acordamos de manhã com um clima ameno, ameaçando chover. Próximo ao horário do almoço o calor estava dominando o pedaço, chegando à máxima de 29ºC. À noite, a temperatura caiu de vez, chegando à 17ºC. De acordo com a população, no período de inverno as temperaturas chegam à 10ºC.
Também passamos na famosa Soraia Quitandas, onde pude experimentar algumas delícias produzidas na cidade. Trouxe para casa uma rosca incrível, com cobertura de açucar e alguns biscoitos diferenciados. Vale à pena visitar, conhecer e se deliciar.
E ai, gostaram de saber mais sobre o que fazer em Itapecerica ? Já conhecem a cidade? Comentem abaixo o que acharam desse tipo de post!