Você sabe como escolher o blazer perfeito para os seus looks? Esse post é um guia que vai descomplicar o seu jeito de escolher e comprar essa peça.
Como identificar o melhor corte para um blazer?
A ideia de peças em alfaiataria vem, originalmente, da construção de peças sob medida e cortes pensados para cada cliente. Mas, com o passar do tempo, esse termo se tornou mais abrangente.
Os cortes de alfaiataria hoje são usados para falar das roupas que têm um caimento mais rígido, reto e sofisticado, como blazers, alguns modelos de calças e até vestidos.
Um blazer com corte de alfaiataria perfeito precisa estar no tamanho confortável para você, por isso testa levantar os braços e se movimentar com a peça no momento da experimentação.
Além disso, outros pontos importantes são o comprimento, geralmente mais alongado e a estrutura muito bem sustentada, tornando as linhas da peça ainda mais imponentes.
Qual o tecido do blazer perfeito?
Mas e qual o tecido certo para que o blazer seja definitivamente perfeito?
Bom, isso vai depender de duas coisas: a temperatura do ambiente onde você pretende usar a peça e o seu desejo de imagem.
Apesar de, por si só, transmitir muita sofisticação, o blazer majoritariamente composto por tecido natural, o linho, por exemplo, é uma peça mais leve e com menos estrutura. Esse é o tipo de blazer ideal para lugares mais quentes, porque o tecido favorece a ventilação e esquenta menos. Por outro lado, é uma peça mais fluida.
Já o blazer produzido majoritariamente por tecido sintético é extremamente estruturado. Sabe aquela peça que não amassa fácil e quer um caimento imponente no corpo? Essa é a melhor escolha! Por outro lado, ele esquenta bastante.
Qual você escolheria?
Qual a cor do blazer perfeito?
Outra dúvida na hora de escolher o blazer perfeito está na cor mais adequada.
Muita gente ainda pensa que a alfaiataria é um tipo de moda que funciona apenas com neutros e cores sóbrias, como o preto, branco, azul marinho e estampas clássicas, como o xadrez.
Essas cores e padronagens realmente cumprem a sua função de formalidade, seriedade e distanciamento, por isso são a cara de um look para o trabalho ou eventos mais clássicos.
Mas as cores vibrantes também têm o seu lugar nesse universo. Quando falamos de blazer, uma peça naturalmente elegante e poderosa, investir na cor pode gerar um elemento surpresa no contexto, pode representar criatividade, fashionismo, casualidade e tornar os seus looks mais alegres.
Gostou das dicas?
Então me segue lá no Instagram que têm muitos looks com blazer e eu aposto que você vai amar!