dicas

10 Dicas para blogueiras iniciantes

Janeiro 2, 2018

Se tem uma pergunta que eu sempre recebo é pedindo dicas para blogueiras iniciantes. Eu tenho o blog desde 2012 e sou apaixonada por pesquisar novas técnicas para melhorar meu conteúdo e fazê-lo da melhor forma possível. Pensando nisso, separei 10 truques para você arrasar no seu site e bombar na web!

10 Dicas para blogueiras iniciantes

10 Dicas para blogueiras iniciantes

Faça por amor

Não adianta, pode parecer a dica mais clichê do mundo mas essa é a mais correta. Se você cria um blog por qualquer outro motivo que não seja o amor pela blogosfera, por criar conteúdo, por ajudar outras pessoas dentro do tema abordado, enfim, ele estará fadado ao fracasso. Eu trabalhei durante 4 longos anos no blog sem ganhar 1 centavinho sequer, ralando muito e produzindo muito conteúdo antes de juntar meus primeiros 100 dolares no adsense, por exemplo. Claro que isso varia de blogueira pra blogueira, algumas podem criar o blog ontem e bombarem hoje. Mas fato é que a maior parte dos blogs demora bastante para crescer e garantir seu espaço. Ou seja, se você não fizer por amor, logo logo vai cansar e desistir.

Defina um nicho

Escolher um nicho para o blog é essencial para que o seu leitor não se perca em um mundo de temas nada-a-ver-com-nada-a-ver. Também é importante pois você conseguirá manter a fidelidade daquele tipo específico de leitor que busca o tema nicho do seu blog. Sendo assim, defina os assuntos que você realmente vai querer falar e vai  ter habilidade para criar conteúdo. Pode ser moda, culinária, beleza, games, música, famosos, enfim. Temos uma infinidade de nichos para você explorar o que mais tem a ver com você e se jogar no mundo da blogosfera.

Tenha um Design de fácil navegação

Do que adianta você encontrar o conteúdo que você precisa mas ele estar todo escondido no meio de gifs, banners, estrelinhas no cursor ou páginas de publicidade que se abrem do nada. Ter um design de fácil acesso e fácil navegação é essencial pra você manter o seu público fidelizado no que realmente interessa dentro de um blog: o conteúdo! Escolha um logo que combine com você e com o nicho escolhido, faça um layout simples e moderno, que seja intuitivo para quem entrar pela primeira vez no seu blog se apaixonar e entender todo o esquema.

Produza conteúdo de qualidade

Não adianta ter um site maravilhoso, de excelente gosto, se seu conteúdo não agrega nada a ninguém. Depois de definir o nicho que você tenha domínio para produzir conteúdo, pesquise e arrase na escrita. Pense em quantas pessoas aquele seu texto pode impactar positivamente e quantas delas vão realmente aprender algo com o que você publicou. Também se coloque no lugar do leitor e pense no que você gostaria de receber como conteúdo dentro da sua pauta. Foque nesses aspectos na hora de produzir seu conteúdo e tenha certeza do domínio do que você diz/escreve. Mantendo um conteúdo prático, fácil de entender e que agregue informação, você conquistará um público super fiel.

Converse com seu leitor

A conversa com o leitor deve acontecer desde o momento em que você escreve o texto até na hora de receber o feedback. Quando estiver produzindo um conteúdo, questione o leitor. Faça com que ele entre no seu texto e se sinta participante direto do conteúdo. Isso pode acontecer com uma pergunta no meio do texto, por exemplo, que o fará querer te responder e interagir nos comentários. Hoje em dia, os blogs estão perdendo cada vez mais o espaço de comentários para as redes sociais. Muita gente prefere interagir no facebook ou no instagram, por exemplo, do que no blog. Lembre-se de sempre responder todos os comentários e valorizar aquele leitor que deixou sua opinião no fim da leitura. Ele com certeza se sentirá super feliz com sua resposta e motivado a continuar comentando.

10 Dicas para blogueiras iniciantes

Divulgue seus posts nos lugares certos

Escolher o local certo de divulgação é imprescindível para você receber as visualizações no seu post. Afinal, nada mais chato do que receber um spam de post que você não está afim de ver, né?! Publique seu link em grupos de facebook onde você tem permissão para divulgação. Atualmente há vários grupos disponíveis com o tema “blogs” e afins para você entrar e divulgar seu post gratuitamente para milhares de pessoas. Você também pode entrar em grupos e foruns do seu nicho para divulgar. Crie uma lista de transmissão via whatsapp com o contato de leitoras que permitem que você envie o link. Assim você poderá alcançar um público ainda maior e mais fiel.

Seja gentil e cortês em todas as circunstâncias

Depois que seu blog for conquistando um público, de fato vão começar a surgir cada vez mais comentários sobre seu conteúdo. Eu classifico os comentários como positivos, críticas construtivas ou chatices. Para os positivos, mantenha aquele papo lá em cima de conversar com o seu leitor e mantê-lo próximo a você. As críticas construtivas geralmente são feitas por aquela pessoa que você vê sempre a carinha em todos os posts e que não perde um conteúdo. Ela provavelmente viu algum “erro” e deu sua opinião de forma educada, afim de melhorar o blog. Esses você abraça e reflete a respeito. Quando às críticas destrutivas de gente chata é só excluir. Seja sempre gentil e cortês com quem é gentil e cortês com você e nunca, nunca responda esse tipo de crítica que não te acrescenta em nada. A pessoa perdeu o tempo dela pra te xingar e você não precisa fazer o mesmo. Olhe quantos comentários positivos você recebeu e exclua aquele que não te acrescenta em nada.

Participe de redes sociais

Crie perfis nas redes sociais mais usadas no momento que agreguem valor ao seu blog. Elas podem servir como uma ponte perfeita entre você e seus leitores, aproximando o público e fazendo com que seu site cresça ainda mais. Além disso, muitas redes sociais ajudam até mesmo no ranqueamento de seu site no google. É o caso do Pinterest, por exemplo, onde você pode “pinar” uma foto do seu blog e ela aparecerá para todos os usuários do site e, caso a pessoa tenha interesse, ela pode seguir o link direto da imagem para seu site. O instagram e o facebook também são redes sociais imprescindíveis para quem tem um blog hoje.

Se organize bastante!

Eu já fui dessas que sentava na frente do computador e pensava no tipo de conteúdo que ia criar na hora mesmo. Só que nessa época, nos dias que não estava inspirada não tinha post. Para evitar isso, atualmente eu me organizo com planilhas de pauta do blog e do youtube. Nelas eu coloco mensalmente quais os assuntos que vou abordar para não me confundir nem me atrapalhar no meio de toda a criação. Claro que a programação pode ser alterada se no meio do mês eu resolver postar outra coisa, mas pelo menos será garantido que aqui nem em nenhuma rede ficarei sem conteúdo para publicar.

Monetize com o AdSense

O AdSense é um programa de parcerias do google para criadores de conteúdo gerarem receita através de publicidade veiculada no site. Com ele você consegue inserir banner de marcas parceiras do google e ganhar um dimdim com o clique recebido pelo leitor interessado no conteúdo do banner. Vale muito a pena monetizar seu blog a partir do momento que você tiver um conteúdo bacana já produzido. Esse tipo de monetização não atrapalha seu conteúdo e agrega valor ao seu leitor na hora de acessar o site. Também há várias plataformas para ganhos nesse estilo. Aproveite para pesquisar as que mais tem a ver com você, seu blog e seu público!

E aí, gostaram das 10 dicas para blogueiras iniciantes? Comentem abaixo!

Postagens relacionadas

Nenhum comentário

Deixar resposta