beleza

Como fortalecer as unhas de forma rápida e prática

janeiro 3, 2018
Como fortalecer as unhas de forma rápida e prática

Uma das minhas metas para 2018 é me cuidar mais em casa, de forma simples, prestando atenção em cada pedacinho do meu corpo. Isso inclui as minhas unhas, que desde que me entendo por gente são fracas e quebradiças. Quando eu era pequena, costumava roer as unhas e deixá-las no talo do dedo. Depois, na época da adolescencia, elas ficaram super frágeis, quebradiças e eu costumava arrancar o esmalte com os dentes. Isso tudo aliado à uma má alimentação foi deixando elas ainda mais fracas. Pensando nisso, depois de muito estudo, resolvi reunir algumas dicas de como fortalecer as unhas de forma prática no dia a dia, espero que gostem!

Como fortalecer as unhas de forma rápida e prática

Como fortalecer as unhas

Para entender como fortalecer as unhas, precisei ir direto na raiz do problema. Fiz a seguinte pergunta pra mim mesma: quais são os fatores que prejudicam o crescimento forte e saudável das unhas? Voltei no passado e vi o quando o hábito de roer as unhas me prejudicou. Até hoje, vira e mexe, me pego tentando tirar o esmalte com os dentes em dias de TPM ou quando fico ansiosa. Sempre evito isso pois hoje tenho consciência que isso só me atrapalha no objetivo final: deixá-las fortes.

O que prejudica o crescimento das unhas?

Pronto. O primeiro fator que prejudica, e muito, o crescimento das unhas é o hábito de roer. Ou simplesmente colocar na boca, já é suficiente para deixá-la forte. Já senti uma melhora desde que parei de roer há um tempinho e não teve mistério nem receita para parar. Simplesmente comecei a me policiar e aos poucos fui perdendo o hábito. Unhas fracas também podem ser sinônimo de falta de nutrientes e/ou vitaminas em nosso corpo. A falta de ferro e cálcio no organismo deixa as unhas frágeis. Carência de zinco também deixa as unhas quebradiças e com manchas esbranquiçadas. Ficar sempre com esmalte é um fator que pode, a longo prazo, enfraquecer suas unhas também. É sempre bom dar um tempinho para elas respirarem, tirar o esmalte, hidratar e deixá-las naturalmente bonitas.

Como fortalecer as unhas de forma rápida e prática

Dicas práticas para unhas fortes:

  • Use esmaltes com menos componentes químicos que causem danos a longo prazo para as unhas. O tolueno e o formaldeído são compostos químicos que estão na composição do esmalte e algumas pessoas podem ser alérgicas. É sempre bom evitar esmaltes com esses e outros componentes que acabam deixando-as mais fracas.
  • Experimente enriquecer sua dieta com alimentos ricos em proteínas, nutrientes e minerais como o zinco. Eles são super essenciais para a saúde das unhas ficar sempre em dia.
  • Use óleos e bases fortalecedoras. Muitas marcas já possuem bases especialmente feitas para fortalecer nossas unhas e mantê-las bonitas. Se necessário, visite seu dermatologista e peça uma análise mais exata para a produção de uma base especialmente formulada para você.
  • Aposente a acetona e use apenas removedores de esmaltes que não tenham esse componente como base. Esse componente químico pode ser agressivo para unha já fragilizada.
  • Mantenha suas unhas sempre hidratadas. Eu costumo deixá-las pelo menos uns 3, 4 dias do mês sem esmalte, mantendo uma hidratação prolongada com Propomel ou azeite nas cutículas. Isso ajuda muito a fortalecê-las.

E aí, gostaram das dicas de como fortalecer as unhas? Comentem abaixo!

Postagens relacionadas

Nenhum comentário

Deixar resposta