autoestima dicas

Como parei de comprar compulsivamente

junho 21, 2017
comprar-compulsivamente

No último sábado, combinei de ir ao shopping com minha prima, mãe e madrinha. Separei uma grana para poder investir em peças que eu estava afim de ter há um bom tempo e resolvi me jogar nas compras. Chegando lá, ledo engano. Não encontrei nadinha do que procurava e me senti mega frustrada. A Ana Luiza de uns tempos atrás iria se jogar nas compras abusivas, de produtos que não precisava. A Ana Luiza atual se segurou e pensou bastante antes de gastar seu suado dinheiro.

Nesse mesmo “rolê”, encontrei um macaquinho de verão perfeito para mim, não comprei pois não preciso de nenhuma peça para o calor agora. Também ví um tênis metalizado lindo na promoção, não comprei pois tenho um semelhante. Olha que evolução? Resolvi vir aqui contar algumas dicas sobre como parei de comprar compulsivamente e me livrei de algumas dívidas bobas, espero que gostem!

1º passo: Crie uma planilha de gastos

Eu não sou a pessoa mais organizada do mundo, porém a planilha de gastos me ajudou muito a me organizar. Anoto nela todo o dimdim que eu ganho e todo o dimdim que gasto todo mês. Dividi entre itens essenciais e indispensáveis, como contas e boletos do mês, e contas supérfluas, que posso pensar se preciso ou não gastar naquele momento. Vale a pena investir um tempinho em montar sua própria planilha. Há vários modelos na internet. Alguns bancos disponibilizam esse serviço online, no aplicativo.

2º passo: Fuja do cartão de crédito

A compra parcelada pode ser a chave para cair na armadilha das compras infinitas. Afinal de contas, quando não pagamos em cash, na hora da compra, sentimos que não estamos gastando tanto. O resultado disso é uma super bola de neve no fim do mês. Comecei a fugir do cartão de crédito. Sempre que preciso comprar algo, junto a grana para poder pagar à vista. Se eu não posso pagar à vista significa que não posso comprar. Assim eu evito fazer dívidas e gastar com coisas supérfluas.

3º passo: Faça algumas perguntas básicas antes da compra

Você realmente precisa daquilo? Não tem nada parecido no seu guarda-roupas ou na sua casa? Não dá pra adiar essa compra? Você consegue viver normalmente sem essa peça? Essas e outras perguntas são primordiais e importantíssimas na hora de comprar qualquer item. Se a resposta for sim para alguma dessas questões, desista imediatamente da compra. Caso contrário, a chance de você se arrepender de ter gasto dinheiro atoa é grande. Em caso de roupas, calçados e acessórios, veja se a peça combina com outras de seu guarda-roupa antes de comprar. Não adianta nada comprar uma blusinha nova pensando na calça que você ainda precisa comprar. Faça ao menos 3 combinações diferentes com peças que você já tem.

E ai, gostaram das dicas de como parei de comprar compulsivamente? Comente abaixo as suas dicas pessoais!

Salvar

Salvar

Postagens relacionadas

2 Comentários

  • Reply Matilda Natália junho 22, 2017 at 4:01 pm

    Amei as dicas Ana. Eu faço a planilha de gastos mensais,, mas vou tentar dividi-la como você disse, acho que vai ser mais eficaz.. Beijos

    • Ana Luiza Palhares
      Reply Ana Luiza Palhares junho 22, 2017 at 5:21 pm

      Arrasou, lindona!

    Deixar resposta