autoestima

Desculpe o transtorno, preciso falar do Miss Universo 2017

janeiro 30, 2017
Miss Universo 2017

Nunca fui fã de concursos de beleza. Na verdade, nunca entendi como comparar tantas belezas diferentes e como os jurados conseguiriam avaliar pessoas diferentes nos mesmos quesitos. Não costumo acompanhar o miss universo por achar que é um concurso extremamente desnecessário, que exclui a beleza convencional e cria um padrão de beleza extremamente difícil de alcançar.

Miss Universo 2017

Neste ano a situação começou um pouco diferente, o que me fez acreditar que o concurso começaria uma nova fase, com mulheres de diversas belezas. Mulheres que não são magras-padrão, muitas negras, cabelos crespos, mulheres maravilhosas que fogem do padrão socialmente aceito no mundo inteiro. Claro que eu não podia perder, né?! Podia! Podia e devia ter perdido.

Miss Universo 2017

Aqui do Brasil, quem acompanhou via TV aberta no canal que transmite em tempo real, pôde perceber a quantidade de comentários desnecessários proferidos pelos apresentadores. Desnecessários talvez não seja a palavra certa, podemos usar gordofóbicos, racistas, machistas e com preconceito exacerbado.

Miss Universo 2017

Em um dado momento, um dos comentaristas chegou a dizer que uma das candidatas, por não ter o corpo magro-padrão, tinha entrado no concurso por meio de cotas. Como se o corpo dela a impedisse de participar de algum concurso de beleza. E te digo: ela participou e ganhou em seu país. Fiquei tão chocada que precisava vir aqui desabafar.

Eu acredito que toda beleza é única. Não importa se somos magras ou gordas, brancas ou negras, com qualquer tipo de cabelo, coloração, tamanho dos olhos, do nariz, dos lábios. A beleza de cada mulher é incomparável e única. Fico pensando em quantas mulheres que se identificaram com as misses, vítimas desse preconceito em rede nacional, e como elas se sentiram ao ouvir tudo que foi propagado em TV aberta.

Nem tudo está perdido.

Enfim, está feito meu desabafo. A parte boa e positiva é que os padrões do Miss Universo estão mudando. De 1952, ano de criação, até hoje, muitas mulheres fora do padrão vêm ganhando voz e espaço na mídia. Vamos torcer para isso só aumentar e que diminuam os comentários que vimos ontem a noite.

Postagens relacionadas

6 Comentários

  • Reply Karina Daniele fevereiro 1, 2017 at 2:05 pm

    Analu, disse tudo e mais um pouco!!!! Adorei, a proposito, essa miss Canada e linda hein?

    • Ana Luiza Palhares
      Reply Ana Luiza Palhares fevereiro 2, 2017 at 6:05 pm

      MARAVILHOSA! Apaixonei por ela!

  • Reply Flavia Marques fevereiro 1, 2017 at 4:00 pm

    Transtorno nenhum.
    Muito bem falado! Adorei Anaaaaa!
    Beijos!

    http://www.manteigaderretida.com

    • Ana Luiza Palhares
      Reply Ana Luiza Palhares fevereiro 2, 2017 at 6:05 pm

      Tem certos assuntos que a gente tem que falar, né?!

  • Reply Schai Jesus fevereiro 3, 2017 at 11:40 am

    Adorei, não vi a transmissão mas só acho que a nossa Miss era a mais linda ♡

    • Ana Luiza Palhares
      Reply Ana Luiza Palhares fevereiro 3, 2017 at 1:05 pm

      Sem dúvidas a mais linda do universo!!

    Deixar resposta