dicas

Detox Fashion: Como viver sem comprar?

agosto 5, 2015
Detox Fashion Como viver sem comprar

Oi gente, tudo bom? Navegando pelo facebook me deparei com o link de uma publicação do blog Nadica de Nádia falando sobre o conceito de armário-capsula, que até então era completamente novo pra mim! Pesquisando um pouco sobre a técnica, encontrei o blog Teoria Criativa, onde a Gabi Barbosa mostra como passar uma estação inteirinha com apenas 37 peças de roupa/sapatos. Ela criou suas próprias regrinhas para sobreviver nestes meses como por exemplo não comprar roupas e sapatos durante o período, não usar peças que ganhou de presente, entre outras.

Detox Fashion: Como viver sem comprar?

armario+capsula+um+ano+sem+comprar+moda+cinderela+de+mentira+2

Quem me acompanha sabe que eu sou uma pessoa extremamente consumista. Amo encontrar peças super baratinhas no centro da cidade, shopping, lojas de departamento e realmente me jogo nas compras! O projeto se encaixou perfeitamente em meu estilo de vida pois para alguém que vai ao shopping toda semana para olhar vitrines, ficar sem comprar nadinha é realmente um grande desafio. Pois aí é que está o perigo: eu não funciono sob pressão. Assim como a Nádia disse em seu artigo, se você disser para mim que não posso comprar algo, minha vontade de comprar triplica.

armario+capsula+um+ano+sem+comprar+moda+cinderela+de+mentira+3

Mais textos sobre dicas de estilo

Pois bem, a Gabi deixa bem claro em seus textos que cada uma pode criar suas próprias regrinhas! Assim como ela propôs a si mesma não comprar nada, você pode estabelecer um valor máximo para gastar no período com estes tipos de peças ou até juntar uma grana e investir em peças da próxima estação. O número de peças também é super flexível. Assim como ela vive super bem com 37 peças. Pode ser que você se adapte com apenas 27 ou precise de 47… A ideia é realmente criar um armário que atenda às suas necessidades do dia a dia durante o período, sem que você precise comprar nada.

0ccd21ed4f34fcc7b5cb23a0b9def78a

Tomei coragem, mudei algumas regras e vou entrar nesse desafio!

– Para começar, como já estamos no meio de uma estação, não vou dividir por estações do ano. Escolhi dividir o desafio em meses, assim vejo se vou conseguir seguir as demais regras e me adaptar caso tenha sentido falta de alguma peça durante este tempo.

– Outra mudança nas regras é o não poder comprar nada. Não pretendo comprar nada durante este tempo, de verdade, mas também não vou ficar neurótica caso eu encontre aquela peça que completa meu guarda-roupa por um preço amigo. Neste caso eu vou tentar encaixa-la em 3 quesitos: se ela combina com 3 ou mais peças que já tenho; se eu realmente vou usa-la em meu dia-a-dia; e se eu realmente sinto falta de tê-la em meu guarda-roupas. A ideia é realmente é deixar de lado o não poder comprar e trazer o não querer comprar.

– Já comecei separando diversas peças para vender/doar. Mesmo fazendo limpas frequentes no guarda-roupas, acabo  acumulando peças que ganho ou compro em promoção. Muitas vezes uso apenas 1 ou 2 vezes. Já juntei tudo que não uso e não vou sentir falta e passarei em breve para algum bazar de caridade.

– Minha ideia principal será usar peças básicas! No meu número de peças escolhidas considerei apenas roupas e calçados, excluindo acessórios. Por isso vou abusar deles para produzir looks bem diferentes com as mesmas peças. Lenços, chapéus, colares e bolsas serão meus principais aliados nesse quesito.

– Com o dinheiro que eu economizar durante o mês vou investir em peças de melhor qualidade, que complementem as demais e agreguem valor ao guarda-roupas que manterei.

E depois de tantas regrinhas reformuladas por mim, está dada a largada para o novo desafio do blog! Convido todas vocês, consumistas ou não, a participarem também para se libertarem do vício das compras e liquidações. Cada uma com seu estilo de vida, suas regras e seu próprio armário-capsula.

E ai, gostaram da ideia? Vão aderir também? Comentem abaixo!

Postagens relacionadas

4 Comentários

  • Reply Brunielle Batista agosto 5, 2015 at 6:34 pm

    Queeeee blog lindoooo! Ana eu amei o desafio, super inédito pra mim. Eu sou completamente consumista e isso tem me incomodado e prejudicado, vou tentar!
    Obrigada pela dica!! Estou voltando agora com o meu blog e seguindo o seu. Ficarei feliz em te ver por lá. Beijos!

    • Ana Luiza Palhares
      Reply Ana Luiza Palhares agosto 5, 2015 at 7:35 pm

      Obrigada lindona! Também será um super desafio para mim, estamos juntas nessa! Com certeza visitarei seu cantinho.

  • Reply Caroline Damasceno agosto 5, 2015 at 10:31 pm

    Eu adorei essa ideia, eu acho que com as regras que você criou vai ser fácil fazer a ideia funcionar!
    http://www.lenouveaugrunge.com/

    • Ana Luiza Palhares
      Reply Ana Luiza Palhares agosto 7, 2015 at 5:11 pm

      Com certeza bem mais simples né?! <3

    Deixar resposta